Atenção:
Alguns dos textos e imagens utilizados neste blog foram coletados na internet ou adquiridos através de amigos.

Se alguém souber "o autor", favor me informar para que eu possa dar-lhe os devidos créditos.

Para Refletir:

" Se pudéssemos ter consciência do quanto a nossa vida é passageira, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades que temos de ser e de fazer os outros felizes !!! "

domingo, 10 de outubro de 2010

Sou um Professor



Eu sou um professor.
Nasci no primeiro momento em que uma pergunta saltou da boca de uma criança.
Tenho sido muitas pessoas em muitos lugares.
Sou Sócrates, estimulando o esforço de Atenas para descobrir novas idéias usando perguntas.
Sou Anne Sullivan, tamborilando os segredos do universo sobre a mão estendidad de Hellen Keller.
Sou Esopo e Hans Cristian Andersen, revelando a verdade por meio de muitas, muitas estórias.
Sou Darcy Ribeiro, construindo uma universidade a partir do nada no planalto brasileiro.
Sou Aírton Senna, que transforma sua fama de heroi esportista em recursos para educar crianças em seu país.
Os nomes daqueles que exercem minha profissão constituem uma galeria de fama da humanidade: Paulo Freire, Confúsio, Montessori, Emília Ferreiro, Moisés, Jesus.
Sou também aqueles nomes e rostos que já foram esquecidos, mas cujas lições e caráter serão lembrados para sempre nas realizações dos que educaram. Já chorei de alegria em casamentos de ex-alunos, ri de felicidade pelo nascimento de seus filhos e me quedei de cabeça baixa, em dor e confusão, junto a sepulturas cavadas cedo demais para corpos jovens demais. No decorrer de um dia já fui chamado para ser artista, amigo, enfermeiro, médico, treinador; tive de encontrar objetos perdidos, emprestar dinheiro; fui motorista de táxi, psicólogo, substituto de pai e mãe, vendedor, político, e guardião da fé. Apesar de mapas, gráficos, fórmulas, verbos, estórias e livros, na verdade, não tive nada a ensinar aos meus alunos porque o que de fato eles têm que aprender é quem eles são . E eu sei que é preciso um mundo para ensinar a uma pessoa quem ela é. Sou um paradoxo. Quanto mais escuto, mais alta se faz minha voz ouvir. Quanto mais estou disposto a receber com simpatia o que vem dos meus alunos, mais tenho para oferecer-lhes. Riqueza material não faz parte dos meus objetivos, mas sou um caçador de tesouros, dedicado em tempo integral à procura de novas oportunidades para meus alunos usarem seus talentos e buscando descobrir seu potencial, às vezes enterrado sob o sentimento do fracasso. Eu sou o mais afortunado dos trabalhadores. Um médico pode trazer uma vida ao mundo num momento mágico. A mim é dado o cuidar que a vida renasça a cada dia como novas perguntas, melhores idéias e amizades mais sólidas.
Um arquiteto sabe que se construir com cuidado, sua estrutura pode durar séculos. Um professor sabe que se construir com amor de verdade, sua obra com certeza durará para sempre.
Sou um guerreiro que luta todos os dias contra a pressão de colegas, a negatividade, o medo, o conformismo, o preconceito, a ignorância e a apatia. Mas tenho grandes aliados: a inteligência, a curiosidade, o apoio dos pais, a individualidade, a criatividade, a fé, o amor e o riso. Todos vêm reforçar minha trincheira. E a quem devo agradecer pela vida maravilhosa que tenho se não a vocês, pais que me honraram ao me confiar seus filhos, que são sua maior contribuição para a eternidade.
E assim tenho um passado rico em recordações.
Tenho um presente desafiador, cheio de aventuras e alegrias, porque me é dado passar os dias com o futuro.

Sou professor... e agradeço a Deus por isso todos os dias.

JONH W. SCHALATTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de Visitas