Atenção:
Alguns dos textos e imagens utilizados neste blog foram coletados na internet ou adquiridos através de amigos.

Se alguém souber "o autor", favor me informar para que eu possa dar-lhe os devidos créditos.

Para Refletir:

" Se pudéssemos ter consciência do quanto a nossa vida é passageira, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades que temos de ser e de fazer os outros felizes !!! "

terça-feira, 29 de setembro de 2009

A História de Iracema

Inicialmente era chamada de "Quixó-açu", "Quixóa-ço" ou "Quixoxó" e, com o tempo ficou "Caixa-só". Sua origem está ligada ao povoamento da atual cidade de Pereiro, quando nesta região se estabeleceram famílias procedentes da atual cidade de Russas, refugiadas da terrível "Seca dos Três Setes (1777)".
Em 1930 a atual cidade de Iracema era simplesmente uma fazenda, com uma casa grande e pouco mais de uma dezena de pequenas habitações rústicas onde residiam os moradores que viviam da agricultura e do pastoreio de um pequeno rebanho.
Em 30 de Agosto de 1890 através do Decreto Imperial nº 53, foi elevada à categoria de Vila e sua denominação mudada para "Vila de Iracema", numa homenagem à personagem principal do célebre romance "Iracema" do escritor cearense José de Alencar.
Com a Lei Estadual nº 1.153 de 22 de Novembro de 1951, que fixou a divisão territorial, política e administrativa do Ceará, Iracema foi elevada à categoria de município, com território desmembrado de Pereiro, consequentemente sua vila foi elevada à categoria de cidade, conquistando assim sua tão sonhada autonomia política. E finalmente, em 25 de Março de 1955 foi instalado oficialmente o município de Iracema com seu primeiro Prefeito Antônio Carlos de Amorim e os vereadores: José Maria Filho, Gustavo Alves de Moura, Francisco Florêncio da Silva, José Cavalcante de Oliveira, Raimundo Batista de Almeida, Romildo Macedo Tavares e Sérgio José de Queiroz.
  

Em suas manifestações eclesiais tem-se como fundador da capela Manoel Pereira. Essa capela, posteriormente foi transformada em Igreja-Matriz, tendo como referência o ano de 1830 e como data de fundação da Paróquia o dia 29 de Janeiro de 1956, onde o primeiro pároco foi o padre Luiz Gonzaga. A padroeira de Iracema é Nossa Senhora da Conceição e sua festa é comemorada no dia 08 de Dezembro. No distrito do Ema a padroeira é Santa Margarida e sua festa comemora-se no dia 16 de Outubro; Nos Bastiões a padroeira é Nossa Senhora do Carmo comemorada no dia 16 de Julho e no São José o padroeiro com mesmo nome do distrito é comemorado no dia 19 de Março.


Na atualidade, o nosso município é constituído de 4 distritos: IRACEMA, EMA, BASTIÕES e SÃO JOSÉ.



LIMITES:

Iracema limita-se ao Norte com a cidade de Alto Santo; ao Sul temos Pereiro e Ererê; ao Leste fica Potiretama e o Estado do Rio Grande do Norte e no Oeste está Jaguaribe e Jaguaribara.

FILHOS ILUSTRES:
  • Caio César Muniz, notável escritor, filho de Iracema. Começou a escrever aos 9 anos de idade e não parou mais. Foi editor de cultura do jornal "O Mossoroense" e é atualmente editor-assistente da "Coleção Mossoroense". É sócio-fundador e presidente pela segunda vez da POEMA(Poetas e Prosadores de Mossoró), sócio do Instituto Cultural do Oeste Potiguar, da Academia Apodiense de Letras e da Academia Iracemense de Letras. 
  • Hiron Almeida, músico, cantor e compositor, filho de Iracema. Foi o primeiro da região jaguaribana a lançar um CD (1994) em rede televisiva.
  • José Maria de Sousa, primeiro médico a fixar residência em Iracema e o primeiro médico do Hospital e Maternidade Maria Roque de Macêdo.
  • Moura Brasil, pesquisador, químico e farmacéutico. É considerado "O príncipe da cirurgia oculista na América Latina".
  • Manoel Batista Almeida, construtor, de vital importância para a edificação da cidade, participou das obras da Prefeitura e Igreja Matriz, além de outros importantes prédios.
  • Neuzemar Gomes de Moraes, renomado advogado no estado do Ceará e conselheiro da Órdem dos Advogados do Brasil (OAB).
  • Padre Leonardus Maria Pettrus Jeteen, padre católico que exerceu com toda fé a pregação da palavra cristã no município. Embora tenha descendência Holandesa é considerado filho de Iracema, uma vez que permaneceu aqui por quase toda sua vida.


Um comentário:

  1. Um que não poderia faltar é Enéas Olímpio da Silva. Não somente, por ser meu bisavô. Mas, por ter contribuído com o desenvolvimento de Iracema, principalmente na educação. Um abraço

    ResponderExcluir

Contador de Visitas